Coaching para Casal. Isso existe?

Coaching  é um processo que estimula o autoconhecimento, a identificação e reversão de crenças que limitam o crescimento, a superação de potencial e a realização de metas para a conquista de objetivos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Através de perguntas e respostas, o cliente (Coachee) vai ampliando sua visão de mundo e percebendo o mecanismo dos comportamentos automáticos que emperram sua vida. Essa nova consciência favorece a mudança efetiva de comportamentos para a geração de novos resultados, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, muitas vezes, desconhecidas até então, tais como: Coaching para Casais, Coaching Executivo, Coaching de Vida.

As nomenclaturas  – Coaching Executivo, Coaching de Vida, Coaching para Casais –  são utilizadas para facilitar o entendimento ou acesso das pessoas.

No Coaching para Casal, automaticamente, a denominação remete à participação de uma pessoa em um processo de coaching com seu companheiro ou companheira.  É possível, por exemplo, que ambos façam um planejamento de onde querem chegar em suas carreiras e de que maneira podem avançar para atingir seus objetivos profissionais, preservando o relacionamento amoroso. Podem também, juntos, direcionarem o processo para o lado pessoal, a fim de construírem uma família harmoniosa e saudável, aperfeiçoando a comunicação.  No Coaching para Executivos, ao contrário, a ideia segue,  totalmente, para o ambiente profissional, para o desenvolvimento de lideranças ou capacidades que possibilitem maior evolução e desempenho na carreira.

Por esta razão, o uso de nomenclaturas tem sua importância, mesmo porque, um bom coach sabe que a prioridade é facilitar o desenvolvimento das pessoas. Verifiquei na prática que as nomenclaturas facilitam o acesso à informação e que muitas pessoas chegam ao coaching por esse caminho. Uma vez no processo de coaching, tudo se equipara e isso é o que realmente interessa.

Uma coisa importante é não confundirmos coaching para casais com terapia para casais. O coaching acaba sendo terapêutico, mas não é terapia. Conforme expliquei, o coaching é um processo. Ele contribuirá para o entendimento da situação atual, aonde se quer chegar e como se chegará lá; diferentemente da terapia que busca a compreensão e solução de traumas emocionais.

Há casos em que o coaching, percebendo a necessidade de psicoterapia para os clientes, poderá indicar um profissional, que irá fazer um acompanhamento paralelo.

 

Texto de Patricia Peres Monteiro –  Especialista em Inteligência Emocional, Coaching, Mentoring, Eneagrama, Thetahealing®, Barras de Access®, Terapias Integrativas, Facilitadora e Fundadora da Transcende.

 

Photo by: Priscilla Du Preez