A Transcende auxilia pessoas e empresas no processo de conscientização e otimização de seus potenciais, para que conquistem seus objetivos com qualidade de vida.

  • O que é Coaching?

O Coaching é um processo que auxilia pessoas e empresas a atingirem seus objetivos, através de um conjunto de metodologias e técnicas validadas, estimulando a superação de potencial, o autoconhecimento, a identificação e reversão de crenças que limitam o crescimento e a realização de metas. Através de perguntas e respostas, o cliente (Coachee) vai ampliando sua visão de mundo e percebendo o mecanismo dos comportamentos automáticos que emperram suas ações. Essa nova consciência favorece a mudança efetiva de comportamentos para a geração de novos resultados, possibilitando o desenvolvimento de habilidades muitas vezes desconhecidas até então.

  • Qual a origem do coaching?

No século XV, na cidade Kocs (Hungria), começaram a produzir carruagens com suspensão especial que proporcionava maior conforto no transporte. Essas carruagens eram chamadas de kocsi, assim como os nativos desta cidade. Durante as viagens nessas carruagens, os servos liam para crianças de família rica, o conteúdo do que deveriam estudar. Esses servos passaram a ser chamados de coaches e as crianças instruídas dentro dessas carruagens, de coached.

No século XVIII já era comum o uso da palavra (inglesa) coach para tutores, em referência ao trabalhos dos servos que instruíam as crianças nas carruagens.

No início do século XX, as universidades americanas começaram a chamar de coaches os instrutores de atletas. Atualmente, coach é o profissional especializado que aplica o processo de coaching, enquanto coaching é o processo em si e Coachee é a pessoa que se beneficia do processo através da contratação e acompanhamento de um coach.

  • Qual a diferença entre coaching e terapia?

O coaching não é terapia, mas é terapêutico à medida em que traz benefícios e melhora a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo. Porém, é importante saber diferenciar as coisas. O coaching não lida com traumas, por exemplo. Havendo disfunções, a pessoa deve procurar uma terapia. Pode haver casos, onde o coach, percebendo uma necessidade de intervenção psicoterapêutica, faça o encaminhamento do coachee para a terapia. Não há problema em fazer as duas coisas simultaneamente, desde que, com profissionais distintos, cada um na sua especialidade. Uma pessoa pode estar passando por um processo de coaching para acelerar seu crescimento profissional por exemplo, enquanto faz uma terapia para resolver um trauma de infância. Uma coisa não impede a outra. O foco do coaching é em resultados, estimulando e impulsionando o coachee para ação e para o alcance ou superação de metas. O objetivo no coaching é saber como está a situação atual, onde se quer chegar para trabalhar no caminho que será adotado para chegar lá.

  • Quais áreas da vida são beneficiadas num processo de Coaching?

Todas as áreas podem ser beneficiadas. A ampliação de visão de mundo estimulada pelo processo e a mudança de comportamento acabam influenciando todas as áreas da vida, desde que o Coachee esteja disposto à agir. Ao optar por um tema (exemplo: Carreira) todo o conjunto de habilidades recém-adquiridas ou lapidadas para trabalhar esse tema são automaticamente incorporadas ao cotidiano, trazendo benefícios em todos os aspectos.

  • Como é possível conseguir resultados tão rápidos através do Coaching?

No coaching não há promessa de resultados, pois isso depende, fundamentalmente, do empenho do Coachee em adotar as mudanças de comportamento necessárias para conquistar seus objetivos. Porém, quando ele se coloca nessa direção, os resultados são rápidos, pois não buscamos nada fora. Todo o processo contribui para o acesso das respostas internas. Uma vez acessadas, não há conflito, apenas esclarecimento, então a mudança se torna possível e duradoura. Outro fator crucial é a entrega da pessoa ao processo, pois o perfil de quem busca o Coaching é justamente de quem quer a mudança e não tem tempo a perder.

  • Quanto tempo é necessário para o Coaching?

Normalmente são dez (10) encontros, com duração aproximada de 1h. Porém, é comum notar mudanças de comportamento já nos primeiros encontros.

  • Como posso melhorar a qualidade de vida através do Coaching?

Através do Coaching é possível verificar todas as áreas da vida de uma pessoa ou empresa e traçar um plano de ação para deixar tudo mais equilibrado e coerente com os valores pessoais / empresariais. Quando a pessoa age com esse foco, a qualidade de vida vem da tranquilidade em perceber que nenhuma área está sendo negligenciada e que há satisfação em viver, plenamente, cada uma delas.

  • Não tenho tempo para cuidar de tudo na minha vida. O Coaching pode me ajudar com isso?

Sim. O Coaching contribui através de perguntas e respostas para que a pessoa (Coachee) identifique os pontos críticos que consomem seu tempo a fim de que uma melhor administração de suas atividades seja colocada em prática com o objetivo de organizar melhor seus dias. Prioridades são definidas visando melhor aproveitamento do tempo para a obtenção do equilíbrio e qualidade de vida.