10 dicas para tornar a vida mais simples

Planeje seu dia

Uma das coisas que tornam meu dia mais simples é ter definido um horário para cada atividade. Saber que já tem um espaço reservado no dia para os assuntos mais urgentes e importantes tranquiliza e libera minha mente para coisas mais úteis do que a preocupação. Você planeja seu dia?

Priorize

Aí você deve estar pensando: Tenho mais coisas a fazer do que horas disponíveis. Como faço?  Pois é, o dia tem 24 horas para todo mundo e grande parte da humanidade tem uma lista maior de tarefas a fazer do que horas disponíveis para isso. Pois bem, não tem milagre. O segredo é apenas saber priorizar.  Pegue sua lista de tarefas (por favor, diga que você tem suas tarefas organizadas em lista) e a classifique em 3 partes, onde a primeira é a de tarefas mais urgentes e importantes (que você precisa resolver no mesmo dia), a segunda de tarefas  importantes mas que não são urgentes (você pode resolver durante a semana) e a terceira é a de tarefas que você não tem urgência ou um prazo definido para resolver. Fazendo isso você estará colocando seu foco nas atividades que representam o que mais importa para seu resultado final.

Tenha uma rotina do bem

Não temos como escapar de algumas atividades diárias, que, digamos assim, podem não ser as as que mais amamos fazer. Retirar o lixo da casa é uma destas atividades que ainda não encontrei um ser humano que a ame. Neste caso cabe a nós organizá-las buscando uma maneira de não torná-las um estorvo maior do que são. Fazer um esquema de revezamento com as pessoas que compartilham o mesmo espaço pode ser uma solução, desde que o operacional seja bem definido entre os envolvidos.

Engane sua mente

Se você precisa fazer uma atividade que considera chata e por isso fica procrastinando, engane sua mente. Minha dica é que você junte esta atividade desagradável a algo muito agradável que  sirva de contra ponto. Para mim funciona colocar uma playlist com músicas em espanhol.  Além de me animar, ainda treino o idioma e dependendo do dia ainda arrisco uma dancinha. Diversão garantida para mim e para quem conseguir me ver dançando enquanto eu estiver distraída.

Mantenha a ordem

Pode parecer uma frase autoritária, mas faça sua própria experiência. Permaneça em um lugar sujo e desorganizado por algum tempo. Depois permaneça o mesmo tempo em um lugar limpo e organizado. Observe as reações no corpo. Veja com sua mente capta o ambiente e transmite as sensações.  Quando o externo está organizado, parece que fica mais fácil para organizar o interno também. Experimenta e me conta!

Evite escassez e excesso

Qualquer coisa deixa de ser saudável quando entra na categoria de escassez ou excesso. Uma planta que não recebe água morre, mas se receber água em excesso, morre também. É assim com ela, é assim com a gente. Pense: você está comendo mais ou menos do que precisa? Você está gastando mais do que seria saudável para suas finanças? Qual o impacto destas atitudes em sua vida? Identifique o que está faltando e sobrando e ajuste dentro do que estiver ao seu alcance para obter maior equilíbrio.

Peça ajuda

Escuto muitas pessoas dizendo que não pedem ajuda, pois acham que as pessoas ao redor é que precisam perceber a necessidade e se oferecerem para ajudar.  Gente, a não ser que você conviva com seres muito iluminados, isso não funciona.  No coaching exercitamos a comunicação real onde você deve falar de forma clara e explícita o que você está pensando, sentindo e querendo. Isso dá assunto para outro artigo, mas resumidamente sugiro que você ofereça para as pessoas a oportunidade de dizerem a você se  podem e/ou querem te ajudar e pra isso é preciso que você saiba pedir.

Saiba quando e como dizer não e dizer sim 

Este tema também dá para aprofundar muito, mas para começar, tenha clareza do real motivo de dizer sim e de dizer não. Você realmente quer e pode fazer o que estão te pedindo. Ter esta clareza minimiza a sensação de culpa quando você precisa negociar ou dizer não e possibilita que você diga sim com mais responsabilidade sabendo ao certo a capacidade que tem para assumir os compromissos. Ao contrário do que muitos imaginam, esta postura firme e coerente auxilia na construção de uma imagem de credibilidade, mesmo quando a resposta é: não.

Cerque-se de pessoas bem humoradas

Pessoas bem humoradas são os melhores amuletos. Simples assim.

Procure a beleza no simples

Analise sua vida e verifique tudo que pode ser simplificado. Reconheça os benefícios que a simplicidade pode proporcionar e o valor que isto implica. Contabilize quanto tempo você ganha por dia ao se vestir tendo suas roupas e acessórios organizados. Quanto tempo você ganha elaborando um relatório quando consegue localizar facilmente as informações que precisa. A motivação para fazer o que é necessário para facilitar a vida aumenta quando se sabe ao certo o quanto você está ganhando. Aproveite o tempo que sobrar para encontrar alegria na gargalhada de um bebê,  na  brincadeira de um cachorro, ver beleza no olhar das pessoas queridas e por que não se olhar nos olhos para se conectar com alma. Simples assim!

Eu desejo que você encontre o melhor da simplicidade em sua vida!

Texto de Patricia Peres Monteiro – Coach, Terapeuta, Facilitadora e Fundadora da Transcende

Photo by Unsplash