10 PASSOS PARA SE GOSTAR MAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Evite se comparar

O hábito de se comparar com outras pessoas pode ser extremamente prejudicial e abalar sua auto estima. Cada pessoa tem suas características individuais com pontos positivos e pontos a melhorar bem particulares, sendo que esta avaliação depende muito de pontos de vista. Sendo assim, o melhor jeito é você se comparar apenas com sua própria versão anterior, assim poderá observar como você estava dias, semanas, meses ou até anos atrás e observar em quais aspectos já evolui, usando o lado que falta melhorar apenas como alavanca para seu sucesso.

2. Liste suas qualidades
Todos nós temos qualidades, que inclusive podem nos ajudar enormemente a lidar com nossas imperfeiçoes. Muitas vezes esperamos ouvi-las através de elogios, mas não precisamos esperar que esta validação venha só do outro. Podemos adiantar esta parte assumindo a responsabilidade tê-las sempre em mente e em ação para reforçar nosso poder.

3. Faça afirmações positivas se olhando no espelho
Este exercício pode ser feito de duas formas. Você pode escrever no espelho afirmações positivas que sejam coerentes com o que você almeja. Por exemplo: “Minha inteligência facilita meu progresso” ou “Minha sensibilidade me aproxima de pessoas queridas”. Você também pode se olhar no espelho e dizer para si: “Te amo”, “Eu vejo sua beleza” “Confio na sua inteligência”. O fato de você ler estar afirmações para você mesmo enquanto se olha contribui para que você se conscientize de suas qualidades, facilita que sua mente registre estas informações e passe a atuar a seu favor.

4. Tenha clareza da intenção de seus atos
Uma grande sacada para você se gostar cada vez mais é você ter clareza da intenção de seus atos. Por exemplo, se você tem um filho que precisa educar e para isso precisa ser firme em algumas situações, pode se sentir mal em seguida, mas se você se lembrar que sua intenção é prepara-lo para a vida e que neste momento o que mais contribuirá para isto é sua firmeza, você conseguirá agir de acordo com o que ele precisa. Ainda que ele não reconheça isto na mesma hora você ficará com o sentimento de dever cumprido. Saber que sua firmeza auxiliará que seu filho seja direcionado para os melhores caminhos ajudará que você mantenha seu foco e sua satisfação por ser quem você é. Este é o verdadeiro amor, querer o bem e não só a aprovação do outro.

5. Libere-se da Culpa
Nos atendimentos que realizo posso verificar o quanto a culpa interfere negativamente na vida das pessoas, dificultando que elas se apreciem pelo que são. Saber que sempre podemos aprender com os erros do passado e adotar novas atitudes, pode nos ajudar a seguir em frente buscando fazer diferente o que não acertamos antes, mas liberando a carga da culpa que em nada contribui para nossa evolução. Se você está com dificuldade para substituir culpa por aprendizado, vale a pena buscar ajuda profissional.

6. Seja sua(eu) melhor amiga(o)
Se achar difícil ou até estranho conversar com você mesmo em voz alta, faça de conta que está enviando um áudio para uma pessoa amiga. Fale com você através deste áudio como se estivesse falando com alguém, contando suas aflições, dúvidas apenas solicitando uma opinião sobre o assunto. Depois, escute o que você gravou como se estivesse escutando uma pessoa muito querida que precisa de sua ajuda e responda. Muitas vezes dedicamos o melhor de nós para os outros quando também precisamos deste carinho.

7. Volte a fazer o que te dá prazer
Recorde-se das coisas que você adora fazer sem precisar de companhia ou descubra novas coisas que levantem seu astral. Estar num estado de tranquilidade e alegria nos coloca em contato com nossa alma, aquela que sabe o que realmente nos faz bem.

8. Viva no aqui e agora
Viva da melhor forma que você puder no presente sem esperar para ser feliz quando se tornar a pessoa que almeja no futuro, até porque, seu futuro depende do que você estiver fazendo com sua vida agora. Ter satisfação por quem você é hoje faz toda diferença.

9. Use coisas que estimulem alegria
Procure sempre ter junto à você ao menos uma peça de roupa, acessório ou qualquer objeto que te traga bem estar . Você também pode ter um quadro ou objeto que ao olhar te traga alegria. Tudo isto contribui para que você se sinta bem de uma maneira geral.

10. Seja grata(o)
Gratidão é uma palavra linda mas que vem sendo usada ultimamente sem que seu real significado seja invocado. Neste caso, vale mais o sentir do que só o falar. Então, reflita sobre tudo que você tem gratidão, reconheça e agradeça as situações e pessoas que passaram por sua vida e que contribuírem de um jeito ou de outro para você avançar em algum aspecto. Eu sou grata à você por ter  dedicado alguns minutos de sua vida para me acompanhar através desta leitura.

Texto de Patricia Peres Monteiro – Coach, Terapeuta, Facilitadora e Fundadora da Transcende

Photo by Johannes Plenio